Ervas da Zoé

Projecto Ervas da Zoé

Ervas da Zoé é um projeto familiar, nacional e independente, fundado em 2007 pela Maria do Rosário e pelo Henrique.

Nasceu do seu amor pelo mundo rural, em especial da região da beira interior, e do fascínio pelas plantas aromáticas, de toda a sabedoria tradicional sobre o seu conhecimento e uso. Para além de dar um contributo de vida nesta região desertificada, importava valorizar o património vegetal, valorizar tradições e sabedoria popular resgatando do desuso muitas ervas de utilização para chá ou para culinária, mostrando ainda que as ervas aromáticas são bem mais do que um remédio, são também proporcionadoras de momentos agradáveis e de bem-estar. Esta é a motivação que nos move desde 2007, a missão que abraçamos com dedicação, para produzir uma grande diversidade de espécies.

As ervas aromáticas e condimentares são o eixo central da produção, com certificação em modo biológico, que no seu conceito mais alargado, inclui preocupações ecológicas, de respeito pela Natureza, pelo território e pelas suas gentes procurando o equilíbrio e harmonia na relação com a Mãe Terra. Atualmente, são produzidas cerca de 30 espécies e comercializados 80 produtos resultantes da sua transformação, seguindo as linhas orientadoras do projeto: manter costumes, sabedoria, tradições mas dar também espaço à criatividade e inovação

A Equipa

Amor pela Natureza, Alegria, Amizade e Resiliência.

A equipa da Ervas da Zoé trabalha com dedicação diária e empenhada em obter produtos com alma e absolutamente genuínos. Conhece bem as várias espécies, as suas características e necessidades acompanhando o seu ciclo de vida o que permite garantir uma qualidade superior do produto final. As plantas são cuidadas e criadas com rigor em todos os momentos do processo: sementeira, plantação, colheita, secagem, armazenamento e processamento. Nada é deixado ao acaso. Trata-se dum processo muito exigente e desafiante mas que a cada campanha nos enche de orgulho pelo resultado final e reconhecimento dos nossos clientes.

Produção

O projecto da Ervas da Zoé preocupa-se, desde a sua criação, em minimizar o impacto causado pela sua atividade assentando a sua produção em 3 pilares de sustentabilidade e responsabilidade:

Responsabilidade Social - trabalhar com valores de respeito pela Natureza e pelo Ser Humano.
Sustentabilidade Ambiental – produzir de forma eco-consciente, minimizando o impacto na qualidade ambiental do território em que se insere.
Sustentabilidade económica - faz parte da estratégia da empresa a procura do equilíbrio entre o sustentabilidade económica e os valores sociais, culturais e de preservação de património vegetal e tradicional.
É com base nestes compromissos que a Ervas da Zoé tem traçado um caminho de constante aprendizagem e adaptação, seja de atitude, processo produtivo ou modo de vida.

Localização

A exploração agrícola da Ervas da Zoé está situada na aldeia do Ladoeiro, região de Idanha-a-Nova, inserida entre o Geoparque Naturtejo e o Parque Natural do Tejo Internacional. O Geoparque Naturtejo faz parte da rede global de Geoparques e é Património Mundial da UNESCO.

É uma região com autenticidade e identidade, longe dos grandes centros urbanos, onde existe uma grande biodiversidade selvagem. A fauna e a flora são de grande riqueza e é possível sentir o cheiro do pinheiro, da esteva, do rosmaninho e do alecrim encontrados na vegetação espontânea, ver animais selvagens como coelhos, veados ou raposas e observar inúmeros insetos e pássaros. Este é um território onde as condições ecológicas e edafoclimáticas são ideais para a produção de sublimes ervas aromáticas, de intensos aromas e sabores.